
Categorias 2025

Em sua 5ª edição, o Think Stars evolui junto com o movimento de transformação educacional que vive o Grupo SEB.
A educação que acreditamos e praticamos vai além dos muros da escola: ela constrói ecossistemas de aprendizagem, conectados e centrados no ser humano.
Por isso, para 2025, as categorias do Think Stars foram organizadas a partir dos três grandes pilares do nosso Learning Ecosystem:
Educadores como Designers: inspirados no movimento do Learning Design Hub, vamos reconhecer quem transforma a aprendizagem em experiências vivas e inovadoras.
Estudantes como Cocriadores: seguimos valorizando quem assume seu protagonismo para impactar o mundo.
Human-Centered Leadership: vamos contemplar as lideranças acadêmicas que colocam pessoas no centro e cultivam comunidades de aprendizagem.
Essas três categorias refletem nossa crença de que educadores, estudantes e lideranças são os grandes motores da inovação, da transformação e da construção de futuros possíveis.
Cada projeto submetido poderá explorar uma diversidade de temas – da sustentabilidade à tecnologia, da justiça social ao protagonismo estudantil –, mas sempre conectado à essência do nosso Learning Ecosystem com propósito e relevância.
Educadores como Designers
.jpg)

O educador é o arquiteto de trajetórias de aprendizagem, criador de ambientes, experiências e metodologias que colocam o estudante no centro do processo. Ele desenha, conecta e inova, tecendo percursos vivos, críticos e interdisciplinares.
Esta categoria reconhece
projetos em que o educador:
-
Cria experiências intencionais e transformadoras, que antecipam as mudanças sociais e tecnológicas.
-
Integra tecnologias emergentes como IA com ética e criatividade, usando o digital como meio de personalização e autoria.
-
Atua como explorador e pesquisador, investigando práticas, culturas e futuros possíveis.
-
Constrói ambientes que inspiram pertencimento, acolhimento e autonomia de aprendizagem.
-
Rompe fronteiras curriculares, promovendo interdisciplinaridade, inovação e visão global.
O que mais está
-
Inovação Curricular
-
Projetos Pedagógicos Inovadores com uso de IA
-
Ética Digital
8 facetas do educador como
designer – acesse o livro completo no site!
.jpg)

Estudantes como Cocriadores
O estudante é reconhecido como protagonista e agente ativo da transformação do conhecimento e do mundo. Não apenas aprende — mas também cria, investiga, empreende, impacta.
Nesta categoria, reconhecemos projetos
em que os estudantes:
​
-
Assumem o protagonismo no desenho e execução de projetos, na investigação acadêmica e na construção de soluções para problemas reais.
-
Desenvolvem competências de autonomia, criatividade, liderança multicultural, pensamento crítico e letramento de futuros.
​ -
Se engajam em práticas de empreendedorismo, inovação social, cidadania global e produção de conhecimento científico.
​ -
Exercem cidadania digital crítica, ética e consciente, utilizando tecnologias de forma ativa e responsável.
-
Constroem portfólios pessoais, desenvolvem projetos de vida e participam da construção de espaços educacionais mais inclusivos e relevantes.
O que mais está contemplado:
-
Protagonismo Estudantil e Autonomia
-
Sustentabilidade e Regeneração
-
Cidadania Global e Justiça Social
-
Bem-Estar, Cultura de Cuidado e Projeto de Vida
Human-Centered Leadership
exclusivo para Lideranças Acadêmicas)
.jpg)

A liderança acadêmica é aquela que coloca o ser humano no centro e que constrói ecossistemas vivos, inovadores e acolhedores de aprendizagem. Liderar, aqui, é também inspirar, servir e conectar.
Nesta categoria, reconhecemos
projetos de liderança que:
-
Promovem culturas de pertencimento, bem-estar e propósito, conectando escola, família e comunidade.
-
Desenvolvem hubs de aprendizagem onde inovação, criatividade e colaboração são a base da cultura escolar.
-
Atuam com mentalidade de crescimento contínuo e aprendizagem ao longo da vida.
-
Amplificam a paixão pelo aprender e reconhecem a diversidade de percursos, linguagens e identidades culturais.
-
Transbordam os limites do K-12, conectando estudantes a possibilidades globais e preparando-os para realidades locais e internacionais.
​
O que mais está contemplado:
​
-
Escola-Comunidade e Participação Familiar
-
Cultura do Cuidado e do Pertencimento
-
Projeto de Vida nas Escolas
-
Internacionalização e Interculturalidade Crítica
-
Construção de Hubs de Aprendizagem e Terceiro Lugar
-
Propósito Compartilhado e Liderança Servidora
