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Como criar um roteiro com ajuda do ChatGPT

  • Foto do escritor: gruposeb corporativo
    gruposeb corporativo
  • 29 de mai.
  • 2 min de leitura

Você pode usar esse roteiro como guia para gravar seu vídeo — com celular, computador ou o recurso que preferir. Não precisa ser profissional, precisa ser autêntico

 

1. Quem sou eu?  Apresente-se com seu nome, escola e cidade. Diga em qual categoria está se inscrevendo. 


2. Qual foi o desafio ou ideia inicial?  Conte o que te motivou a criar esse projeto. Que necessidade você percebeu? Que oportunidade enxergou? 


3. O que foi feito, na prática?  Explique como o projeto aconteceu. Quem participou? Como você organizou? Que ferramentas ou abordagens usou? 


4. Qual foi o impacto?  Fale sobre os resultados, aprendizados e transformações que surgiram. Como os estudantes, colegas ou a comunidade se envolveram? 


5. O que esse projeto representa para você?  Finalize com uma mensagem pessoal: o que você aprendeu, o que esse projeto te ensinou como educador(a)? 


Colocando seu roteiro em prática 


O roteiro é uma parte fundamental para o seu vídeo. Um roteiro bem elaborado torna o vídeo interessante, dinâmico e envolvente. Em vídeos de até 5 minutos, é essencial que o roteiro seja objetivo. 


Confira um exemplo de promt que pode ser utilizado para te guiar na criação do seu roteiro. As lacunas vazias podem ser preenchidas conforme o objetivo de cada.

 

Você é um educador de [insira o segmento: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio etc.] e precisa criar um vídeo simples, gravado com celular, com duração de até 5 minutos, sobre um projeto: [insira um breve descritivo do projeto aqui]. Seu objetivo é [explicar a proposta, apresentar uma atividade, mostrar a experiência vivida ou destacar os impactos gerados]. Esse vídeo será assistido por lideranças pedagógicas, equipe avaliadora e educadores de toda a rede — por isso, ele deve ser direto, claro e acessível. Use uma linguagem simples e próxima, como se estivesse contando para um colega. Dê exemplos práticos, mostre como a ideia ganhou vida com os estudantes, o que mudou na prática. Mantenha uma abordagem dinâmica: alterne entre trechos falados, imagens do projeto, fotos, registros da turma, narração de estudantes e momentos de ação. 

 
 
 

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